Artigos indispensáveis no décor, os tapetes são excelentes aliados na proposta de personalizar um ambiente e deixar com uma atmosfera mais acolhedora e confortável. Historicamente, eles surgiram por volta de 500 a.C. e fazem parte da cultura oriental e ocidental do planeta durante a evolução dos séculos. A escolha certa da peça pode transformar a sua decoração, por isso, preparamos algumas dicas fundamentais.  

Profissional Luzia Massa – Foto: Rudimar Razzador

Sinônimo de luxo e elegância em muitas sociedades, a produção manual e o tear – aparelho mecânico, hoje eletromecânico, empregado para fins de tecelagem – propõem verdadeiras obras de arte. Para todos os gostos e estilos, essa é uma maneira de gerar um toque de maciez ao espaço, sem deixar de lado a sofisticação. 

O mercado oferece uma infinidade de opções: lisos ou coloridos, neutros ou estampados, de cerdas curtas ou longas; é necessário levar em consideração todos esses detalhes e somar ao intuito de cada cômodo para chegar a um veredito. Já que as possibilidades são imensas, nós, da Aquário Ambientes, queremos auxiliar você nessa decisão. 

Em que lugar ele será colocado?

Essa é uma questão importantíssima a ser respondida, uma vez que, para que a escolha seja assertiva é preciso saber se o espaço tem – ou não – grande circulação de pessoas, é amplo ou compacto, exige mais conforto ou estilo. 

Escritório IDEA Arquitetura – Foto: Grasi Mohr

O tapete pode atuar como complemento do décor, mas não raras vezes, ele é utilizado como protagonista. Além da definição do lugar, saber exatamente a área disponível e os móveis que fazem parte da ambientação é essencial para que a peça seja facilmente adaptada. 

O design em sintonia com a proposta arquitetônica 

Ambientação Loja Sierra

Elemento estratégico na composição de interiores, o tapete delimita espaços e reafirma a identidade dos locais. Seja para uma proposta arquitetônica neoclássica, contemporânea, vintage, Art Déco, Bauhaus ou moderna, esse artigo deve dialogar com a essência do estilo predominante. 

Estampados, coloridos ou neutros?

Escritório IDEA Arquitetura – Foto: Grasi Mohr

O cenário deve ser pensado como um todo. Se outros artigos como sofás e poltronas já forem coloridos e imprimem estampas, uma sugestão é buscar a neutralidade através do tapete para evitar algum choque visual. 

Quando utilizado na sala de estar, por exemplo, uma dica é deixar o tapete avançar ao menos 30 cm para baixo do mobiliário solto. Já quando for pensar para a sala de jantar, as cadeiras podem servir de base para essa medida. Com elas afastadas – como se alguém estivesse ocupando um assento – é fundamental adicionar em média 20 cm de margem. 

No quarto a proposta pode ser mais ousada, tanto cobrir todo o piso, ocupando por completo a área disponível, quanto colocar apenas embaixo da cama se estendendo entre 1 m/ 1,50m mais ou menos para fora.  

In Home: a assessoria que você procura! 

Profissional Michelle Donida – Foto: Rudimar Razzador

Que tal ter a liberdade e o conforto de poder escolher e testar peças exclusivas no seu espaço? Com a assessoria In Home da Aquário você pode. 

Nossos profissionais auxiliam em todo o processo de compra para que você tenha uma experiência única e o melhor resultado para o seu projeto. 

Entre em contato conosco e saiba mais! 

Leave a Reply